Por que " O Homem dos Caminhos" ?

Porque os caminhos representam o elo de ligação e de comunicação entre dois pontos. E o Orixá EXÚ, apresenta exatamente essa dinâmica, encarregado de transportar e devolver o axé, dos dois genitores míticos (óvulo e espermatozóide), no processo de procriação de todos os seres em suas diversas representações materiais. As origens e os destinos dos indivíduos estão intimamente ligados e  mobilizados por EXÙ.

Além do mais, é o orixá que estabeleceu a comunicação entre os mundos visíveis e invisíveis, ou seja: ORUN e o AIYE.

Na mitologia grega, EXÚ seria comparado ao Deus da velocidade - MERCÚRIO, pela presteza e eficiência com que leva e traz as encomendas - EBÓ, que lhe são confiadas. Por isso, quando em perigo eminente, mentalizamos EXÚ, é com a rapidez da luz que obtemos resposta ao apelo formulado. Porque para esse orixá as distâncias não existem.

EXÚ recebeu de IFÁ - O Oráculo Negro - o poder da advinhação e através do jogo de Búzios, traduz a fala dos orixás.Irmão de OXÓSSI e OGUM, todos filhos da doce YEMANJÁ, existem muitas lendas a ele dedicadas.Na Umbanda, são tratados carinhosamente de " compadres e comadres", ante a correspondência masculina e feminina de suas vibrações.

Suas cores representativas são o preto e o vermelho, que também aparecem em suas contas. Na semana seu culto se faz na Segunda-Feira e anualmente, em 13 de Junho, dia em que também se festeja Santo Antônio.O sincretismo de EXÚ com o diabo é um absurdo e demonstra a falta de conhecimento e fundamento de quem o faz.

Aqui na T.E.F.L, são tratados com a dignidade que merecem, por sua inestimável ajuda a todos que o procuram. São entidades em franca evolução cósmica.São importantes guardiães, colaboradores da ordem e equilíbrio dos trabalhos espirituais da casa.

A todos, no seu dia, as homenagens de todos os trabalhadores da Instituição.

LAROIÊ EXÚ !