Quanto à origem do nome OSSANHE, não encontramos informações. Quanto à grafia em Yorubá é OSSAIYN, a foma OSSANHE é a mais usada no Brasil.

Na Língua dos Orixás (Yorubá), traduz-se "AXÉ" como a força vital indispensável à vida, o mesmo que seria para o Oriental o "PRANA", o que poderia significar para nós: a SAÚDE.

E o Orixá detentor desta "Força" é OSSANHE, ele traz consigo o poder mágico que existe nas espécies vegetais. Este poder mágico se apresenta sob dois aspectos: o Medicinal e o Religioso. O uso Medicinal das plantas tem uma grande aplicação mundial, o reconhecimento do produto natural é hoje defendido e aplicado em todas as partes do globo terrestre e isso vem reafirmar o que dizia Von Martius (famoso botânico alemão que estudou profundamente a Flora Brasileira): " Estas plantas são capazes de produzirem milagres". Na Medicina Alternativa , a utilização dos produtos naturais com base nas espécies vegetais, trouxe para o profissional médico a certeza e a tranquilidade de poder atender aos pacientes mais sensíveis sem quaiquer implicações secundárias, porque nesse campo a Natureza é harmônica e não agride. OSSANHE protege a todos que se dedicam a arte de curar com plantas.

OSSANHE e OXÓSSI, são dois Orixás inseparáveis e têm o seu campo de atuação nas florestas, onde predominam as espécies vegetais e animais. São orixás responsáveis pela saúde e a exuberância da vida saudável. Os caçadores ao entrarem na floresta, pedem proteção a OXÓSSI e OSSANHE, para que nada de mal lhes aconteça.

É através do IFÁ (O Oráculo Negro) , a quem OSSANHE, está muito ligado, é que se obtém as informações sobre o uso medicinal ou religioso das folhas.

Na Nação Ketu, o sacerdote que é o guardião do templo de OXÓSSI, também o é de OSSANHE, e tem o nome de OSSANYN. Nenhuma iniciação dos filhos, nos templos de Umbanda e Nação, poderá ser efetuada sem o uso de folhas indicadas por OSSANHE. Para se colher as folhas na florestas a pessoa que irá fazê-lo, terá que obsevar vários preceitos, como por exemplo: terá que ir pela manhã, observar a fase lunar, encontrar-se em estado de pureza alimentar e sexual, não falar com ninguém e deixar o solo uma oferta em moedas, etc.

No aspecto religioso, as folhas indicadas por OSSANHE, todas, têm finalidades específicas: a da paz; da alegria; da fecundidade; etc. São muito utilizadas na Umbanda, na purificação do ar com os defumadores, do corpo pelos banhos e amacis e mais uma infinidade de aplicações. Há implícito e veladamente na saudação do Orixá OSSANHE, - SALVEM AS FOLHAS ! - uma súplica, que é explicada pela seguinte lenda:

Detentor do poder absoluto sobre as folhas, ao tempo em que os Orixás caminhavam aqui pelo mundo terrestre, OSANHE despertou no REI XANGÔ, um pouco de inveja, ele não se conformava que todas as vezes em que precisava usar as folhas tinha que pedir a OSSANHE. Ainda hoje o sacerdote do culto, faz essa consulta através do jogo de IFÁ (Búzios). Mas voltando ao REI XANGÔ, este visivelmente aborrecido foi reclamar com OYÁ, uma de suas mulheres: como que ele na qualidade de rei, era obrigado a depender de OSSANHE, todas as vezes em que tivesse que usar as folhas. OYÁ muito esperta, a mais arguta de todas as mulheres de XANGÔ, havia observado que OSSANHE, guardava o segredo do uso das folhas, em uma cabaça que ficava sempre à vista, pendurada em uma árvore. E num momento de distração de OSSANHE, ela a divindade dos ventos, rodou sua saia, com tal ímpeto que provocou uma enorme ventania e derrubou a cabaça, a que continha o segredo das folha, espalhando-as pelas matas. Assim os demais Orixás ficaram conhecendo alguma coisa sobre os segredos das folhas, mas não muitos.

Foi nesse momento, que OSSANHE gritou: EUÊ -Ô ! que em Yorubá, quer dizer: Salvem as Folhas !

No Brasil, há certa confusão que se faz entre o Orixá OSSANHE, e ARONI que é um ser que habita as matas, da baixa estatura, de cor negra e possui uma perna só. Fuma cachimbo e esconde-se em arbustos também tem o nome folclórico de Saci Pererê.

SINCRETISMO - Com Santos Católicos não há

DIA DE CULTO - Quinta-Feira

CONTAS - Verde Claro

FRUTAS - Todas

COMIDA - Sementes em geral, igual ao do Orixá OXÓSSI

ERVAS - Fumo picado para cachimbo, todas as ervas e folhas

FLORES - Todas

ELEMENTO - Ar

MINERAL - Mercúrio

SÍMBOLO - Em metal, assemelha-se a uma árvore com seis astes circundantes e uma aste central, sobre a qual está pousado. Um pássaro (Este pássaro é quem traz as informações que OSSANHE, quando quer, solicita).É comum, para as pessoas sensitivas, quando aproximam-se do ponto de fixação de forças de OSSANHE, ouvirem o trinado de seu pássaro.

INFLUÊNCIAS DO ORIXÁ SOBRE SEUS FILHOS (ARQUETIPO)

POSITIVAS: Quando prevalece a vibratória do Orixá: Têm bom senso, engenhosidade, discernimento, tendência para a pesquisa cientìfica (principalmente no campo médico-farmacêutico).

NEGATIVAS - Quando prevalece o livre arbítrio negativo: Obitusidade, falta de discernimento, indecisão.

É através de OSSANHE, de suas ervas maravilhosas de sua vibração plena de vitalidade, que as pessoas se socorrem em suas doenças físicas e espirituais quando estão em desequilíbrio. OSSANHE e OXÓSSI, são Orixás alegres e que trazem um grande estímulo de renovação e confiança para viver.

EUÊ - Ô !   EUÊ - Ô !