Sua origem remota ao país MAHI (ex-DAOMÉ), como NANÃ e OBALUAYÊ, é um Orixá muito antigo. Lá é chamado da DAN - a serpente. É representado por uma serpente que se enrosca e morde a própria cauda. Para os Yorubanos é OXUMARÉ - o arco-íris.

Quando o Orixá passeava pela Terra, deixou por onde passou certas contas azuis, muito valiosas, que são chamadas DAN MI - ou excrementos de DAN. É uma divindade que traz riquezas. OXUMARÉ representa a continuidade, o movimento contínuo e prolongado na Natureza. É um Orixá muito ligado a XANGÔ, para o qual recolhe as águas das chuvas, levando-as de volta às nuvens.

Na África, quando uma criança é dedicada a OXUMARÉ, ao nascer enterra-se a placenta e o cordão umbilical junto a uma palmeira que pertence ao Orixá. Esta palmeira terá que ser cuidada durante toda a vida deste filho da divindade, pois sua saúde dependerá da boa conservação do vegetal. Conta-se, entre as lendas de IFÁ ( O Oráculo Negro) que OXUMARÉ, era um babalô muito pobre e que usava uma estola de cores brilhantes, mas através de seu próprio esforço alcançou a glória e o poder, que é simbolizado pela presença do arco-íris. A sua força é demonstrada impedindo que a chuva caia com a presença do arco-íris.

Na Bahia, existe uma cascata que está sempre coberta de neblina úmida e que ao brilho do sol, o arco-íris é permanente. Lá no dia 24 de Agosto (São Bartolomeu), os filhos de OXUMARÉ se reunem para homenagear o ORIXÁ. O assentamento deste Orixá, se faz fora dos templos, de preferência aos pés das árvores onde são colocados seus símbolos.

Dizem que a força de agregação do planeta Terra, é fornecida por OXUMARÉ, que é representado por uma serpente que morde a própria cauda formando um elo fechado, uma corrente de forças que sustenta a vida do planeta. É o Orixá, que regula o equilíbrio entre as forças positivas e negativas. Há períodos em que atua na Natureza favorecendo o desenvolvimento de seres femininos e outros o de seres masculinos.

SINCRETISMO - No Rio de Janeiro, não existe. Na Bahia, com São Bartolomeu (sendo festejado no dia 24 de Agosto)

SÍMBOLO - Uma Serpente de Ferro (DAN)

CONTAS - No Brasil, contas de vidro amarelas e verdes

ELEMENTO - Água

CORES - As do Arco-Íris

COMIDA - Milho e camarão cozido no dendê; pato; etc.

DANÇA - Usa uma coreografia em que aponta alternadamente para o Céu e a Terra (Caminho do Arco-Íris)

INFLUÊNCIA SOBRE SEUS FILHOS (ARQUETIPO)

POSITIVAS  - Quando o Orixá vibra positivamente: são intuitivos, perseverantes, generosos, pacientes, buscam a riqueza.

NEGATIVAS - Quando prevalece o livre arbítrio negativo, são orgulhosos, vingativos, pomposos.

OXUMARÉ é o Orixá, que regula a intensidade de luz que se proteja sobre a Terra e os seres que nela habitam, na perpetuação da vida em todos os aspectos

ARRO BOBOI OXUMARÉ  !